MOEDAS
DE DIFERENTES REINADOS
Nos dias de hoje as moedas vão passando de mão. Tal como hoje acontece, as moedas de há 400, 500, 600 anos, que circulavam na velha Vila de Sintra quando o grande Palácio da Vila estava a ser reformulado para ganhar uma configuração mais aproximada do que hoje se vê, também elas passavam de mão em mão. Passaram por milhares de mãos dos meus antepassados, por milhares de mãos dos seus antepassados.
As moedas levavam o nome do Rei até aos quatro cantos do Reino. As moedas levavam as armas do Rei pelos caminhos do Reino. Quem toque nessas moedas de um passado longínquo, poderá até ficar admirado por as sentir como se as sente.
Algumas dessas moedas que percorriam os caminhos do Reino há 400, há 500, há 600 anos atrás, percorreram o tempo e fazem hoje com que fiquemos muito mais próximos desses tempos passados.
Para além disso carregam em si os símbolos do passado. Carregam em si as armas do passado. E trazem-nos as palavras da velha língua perdida que era franca entre os reinos da velha Europa.
Sentindo-as na mão, quase que as podemos sentir em nossa posse quando alguma justa se levantava na Rua Nova no tempo de D. João I, ou no dia em D. Afonso V nasceu ali à frente, ali, no Palácio da Vila.