Biografia de Miguel Boim, O Caminheiro de Sintra - Nota Biográfica
 

BIOGRAFIA

     Miguel Boim nasceu em Lisboa em Agosto de 1978, tendo crescido na Rua dos Fanqueiros, no centro da Baixa Pombalina, reconstruída após o Grande Terramoto de 1755.

     Na adolescência vem residir para o concelho de Sintra, época em que começa a passar dias e noites solitárias na Serra de Sintra, tendo assim ganho a experiência do reconhecimento nocturno da natureza da Serra.

​​


     

Miguel Boim, O Caminheiro de Sintra no 20.º Aniversário do Núcleo Serra da Lua, do Corpo Nacional de Escutas

No vigésimo aniversário do Núcleo Serra da Lua, do Corpo Nacional de Escutas. Créditos fotográficos: CNE - Núcleo Serra da Lua.
Abril de 2016

    Entrado na vida adulta ingressa no curso superior de Psicologia, na Universidade do Algarve. Essa entrada é mais tarde trocada, quando em 2007 inicia a escrita das memórias vividas na Serra de Sintra, num blog ao qual chamou "O Caminheiro de Sintra", pseudónimo que doravante utilizaria nas suas publicações sobre Serra e Vila. O gravar dessas memórias entronca então com a investigação histórica sobre o Monte da Lua – que havia iniciado na adolescência –, incidindo inicialmente sobre as lendas de Sintra e passando depois a abranger toda a história do final dos anos de 1800 para trás. 

​​

Miguel Boim, O Caminheiro de Sintra, na Feira do Livro de Lisboa 2017

As histórias da história de Sintra na Feira do Livro de Lisboa.

Junho de 2017

    Desde então publicou mais de uma centena de artigos na internet sobre a História e Lendas de Sintra, com participações em obras de diferentes autorias, e tendo o seu primeiro livro "Contos de Sintra" publicado em 2011 (ficção) e em 2014 – depois de convite da editora Zéfiro – o segundo livro, direccionado para a divulgação da investigação histórica, intitulado "Sintra Lendária –  Histórias e Lendas do Monte da Lua". Desde 2015 escreve mensalmente artigos sobre as lendas e a história de Sintra para o Jornal de Sintra. 

Miguel Boim, O Caminheiro de Sintra, na Serra de Sintra na década de 1990

Na Serra de Sintra, no final da década de 1990.

     Em 2013 começa a escrever guiões e a realizar visitas interpretativas para os portugueses, baseadas quer na história e cultura de Sintra, quer nas memórias da natureza diurna e nocturna vivida na adolescência. Surgem então nesses anos parcerias com a Casa do Fauno e outras instituições e empresas de cariz cultural e turístico.

Miguel Boim, O Caminheiro de Sintra, com Nuno Vicente e Jorge Menezes, antes do evento "Uma Noite em Santa Maria, 500 Anos de Teresa de Ávila"

Com Nuno Vicente e Jorge Menezes.

Primavera de 2015. Créditos fotográficos: Lígia Cabral.

    Nos últimos anos tem vindo a revelar-se um verdadeiro contador de histórias da história. Para além dos seus passeios pedestres nocturnos e temáticos em português, tem sido presença habitual nas escolas do concelho de Sintra para a sensibilização do património material e imaterial junto dos alunos, com o seu projecto “As Lendas de Sintra e os Ratos de Biblioteca”, levado a cabo através da Câmara Municipal de Sintra e que constituiu surpresa entre docentes e alunos. Em 2015 foi também convidado para consultor de conteúdo por parte da agência multinacional de publicidade J.W. Thompson para o projecto do Museu /     Centro Interactivo de Mitos e Lendas de Sintra.

Miguel Boim, O Caminheiro de Sintra, na visita à E.B. 2, 3 Ruy Belo, no Monte Abraão, com o projecto "As Lendas de Sintra e os Ratos de Biblioteca".

A ser recebido pelos alunos da Escola Básica 2, 3 Ruy Belo (Monte Abraão),
no projecto As Lendas de Sintra e os Ratos de Biblioteca,
apoiado pela Câmara Municipal de Sintra.
Créditos fotográficos: Teresa Sobral
Março de 2017.

Miguel Boim, O Caminheiro de Sintra, numa visita guiada ao Convento dos Capuchos da Serra de Sintra ("Vida e Morte no Convento dos Capuchos da Serra de Sintra").

Na visita Vida e Morte no Convento dos Capuchos da Serra de Sintra.

Créditos fotográficos: Rute Pio Lopes.

Ano de 2017.

Miguel Boim, O Caminheiro de Sintra, com o Presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta; lançamento do livro Sintra Lendária no Grémio Literário.

A apresentação do livro Sintra Lendária - Histórias e Lendas do Monte da Lua, no Grémio Literário.

Da esquerda para a direita: Dr. Basílio Horta, Presidente da Câmara Municipal de Sintra; Miguel Boim; Alexandre Gabriel, editor da Zéfiro. Créditos fotográficos: Grémio Literário.

Miguel Boim, O Caminheiro de Sintra, no evento "Uma Noite em Santa Maria, 500 anos de Teresa de Ávila"

Em Uma Noite em Santa Maria.

Créditos fotográficos: Susana Garcia.

Abril de 2015.